lendas..(bruxas)

toda semana uma lenda diferente
la vai a primeira dessa semana é 

bruxas...

As famosas bruxas e suas lendas aterrorizavam os moradores de vilarejos europeus e americanos nos éculos XII, XIV, XV e XVI, mas como sempre dizem, toda a lenda tem um começo, e não é diferente com as lendas de bruxas.
Segundo documentos, populações inteiras sumiam de determinadas regiões da Alemanha, França e Inglaterra com medo dessas mulheres que tinham pacto com o Demônio e entendiam os fenômenos da natureza, mas na verdade tudo isso foi inventado.
As bruxas vem da cultura celta, onde elas eram sacerdotisas que cultuavam a noite e sabiam dos segredos das florestas. Com o tempo, as lendas ganharam fantasia, e as bruxas ganharam vassouras, chapéus, roupas pretas, varinhas mágicas e até os gatos entraram na dança. Hoje em dia ainda existem bruxas, que seguem tradições milenares de culto a lua, que é considerada a mãe do universo, e utilizam também poções, caldeirões e até feitiços, claro que nada parecido os feitiços do Harry Potter.
fotos-bruxos1.jpgfotos-de-bruxos2.jpgOs bruxos acabaram atraindo mais fama nesses últimos tempos, principalmente pela onda Harry Potter que aconteceu, mas a historia da bruxaria é bem maior que a do livro Harry Potter.
Bruxaria representa poder, capacidade de fazer coisas com a mente e com o poder da natureza, quem faz magias é considerado bruxo, as magias podem atrair coisas boas como atrair coisas negativas.
A bruxaria existe nos tempos de hoje, mas bem diferente do que muitos pensam, muitas pessoas, na maioria mulheres, acreditam na energia da natureza e no poder das pessoas. Esse assunto também atrai muito a curiosidade das pessoas, por isso fotos e imagens de bruxas são bem procuradas na internet para decorar os PCs.
Esse papo de bruxa chega ate a causar um certo clima de humor, porque muita gente acha que bruxas são coisa do passado, ou ate mesmo que nem existiram, mas você sabia que existem muitas bruxas e bruxos no nosso mundo hoje em dia?
Isso mesmo, elas são conhecidas hoje em dia como bruxas modernas, ou seja, você pode esquecer aquele papo de fogueiras, feitiços de varinhas e mulheres que voam, na verdade as bruxas modernas são pessoas que preservam essa cultura milenar de se acreditar na natureza e que existe uma Deusa que governa ela.
Na Escócia existe ate uma vila de bruxas, onde elas vivem normalmente vestidas como no século XV, onde fazem seus feitiços, poções e rituais em homenagem a Deusa. No Brasil, São Paulo é considerada a capital das bruxas.
Bruxas supertições
1º - A criança que chorar três vezes no ventre da mãe ficará fadada com poderes sobrenaturais e poderá ser adivinho, benzilhão ou bruxa.
2º - Quando se passa por alguém que se julgue com poderes de bruxaria, devem cruzar-se os dedos indicador e médio.
3º - Se chove e faz sol estão as bruxas a pentear-se.
4º - Depois da meia-noite é perigoso passar por um cruzamento: é lugar de encontro de bruxas e lobisomens.
5º Para fazer fugir uma bruxa cruzam-se os dedos de uma das mãos e diz-se:
-Tu és ferro
Eu sou aço
Tu és o diabo
E eu te embaço.

6º - Nas encruzilhadas, os cruzeiros e as cruzes afugentam os demónios, as bruxas e outras assombrações
Quando de um casal nascem sete filhas, sem que nasça nenhum menino nesse espaço, a primeira ou a última será, fatalmente, uma bruxa. Para que isso não venha a acontecer é necessário que a irmã mais velha seja a madrinha de batismo da mais moça. São apontadas como tal, certas mulheres magras, feias, antipáticas.

Dizem que têm pacto com o demônio, lançam maus-olhados, acarretam enfermidades com os seus bruxedos etc. Costumam transformar-se em mariposas e penetram nas casas pelo buraco da fechadura. Tem por hábito chupar o sangue das crianças ou mesmo de pessoas adultas, fazendo-as adormecer profundamente. A marca do chupão deixado na pele, chama o vulgo de "melancolia".

Antigamente, quando um recém-nascido começava a emagrecer e definhar até a morte, principalmente os que ainda não haviam sido batizados, acreditava-se em "doença da bruxa". Para que as crianças não batizadas não sejam atacadas pelas bruxas, deve-se conservar luz acesa no quarto.

Os pais, ao colocarem o caixão da criança atravessado na porta da casa, a primeira mulher que aparecesse seria a bruxa, vindo mais uma vez buscar a vida de uma criança, para assim manter-se eternamente jovem.

Era costume também, proteger as crianças dando-lhes remédios à base de alho e colocando tesouras abertas embaixo dos seus travesseiros. A criança atacada por uma bruxa ingere carvão, cal de parede, terra e outras substâncias estranhas.

As bruxas realmente existem, garante a sabedoria popular. Sabe-se que uma mulher é bruxa, quando dá a apertar a mão canhota (esquerda). Há ainda, outro processo de identificar uma bruxa: vira-se a lingüeta da fechadura de uma canastra. A bruxa, ao entrar em casa, a primeira coisa que faz é pedir para endireitar-se a lingüeta.

Existe, também, uma oração contra elas. Quem as possui consegue descobri-la e prendê-la e também não adormece quando ela, à noite, penetra em casa. A pessoa assim presumida, toma para prendê-la, de um tacho ou uma medida de alqueire e logo que a bruxa entra em casa emborca o tacho ou a medida e ela fica incapaz de sair.

As lendas de bruxas, "lobisomens" e outros seres que habitam a fértil imaginação dos populares formam um capítulo a parte. Muitos juram, de pés juntos, que as bruxas andam as soltas nas belas noites de luar, fazendo seus rituais bruxólicos e espalhando no ar toda a magia de suas fascinantes feitiçarias.